Semana do Jovem Empreendedor 2010

Decidi, por bem, que a Semana do Jovem Empreendedor 2010 iniciaria de forma diferente. Preparei um discurso baseado nesse vídeo [http://youtu.be/kJzTZvAJf3c] e abri o evento com ele — uma adaptação. Precisava disso.

Olá,

Meu nome é Willian Girarde, eu sou professor e coordenador do Centro de Desenvolvimento do Empreendedorismo, uma equipe que nasceu há 3 anos e trabalha diariamente para fazer a diferença. (…) Somos Amanda Melo, minha amiga e aluna desta instituição, e eu.

Quase todos os recursos que precisávamos para organizar este evento conseguimos com muito esforço. Nada mais. Nada além. (…) E o fizemos, na verdade, porque queremos dizer a todos: “pelas crianças, pelos jovens, pelos futuros empreendedores, temos que mudar o nosso modo de agir“. Ao vir aqui hoje, ao organizar todo este evento, eu não preciso disfarçar meu principal objetivo: estou lutando por nosso futuro.

Aliás, não ter garantias quanto ao futuro não é o mesmo que perder uma eleição ou alguns pontos na bolsa de valores. É muito mais do que isso. (…) Eu estou aqui para falar em nome de todos os jovens aqui presentes e das gerações que ainda estão por vir. Estou aqui para defender o futuro de cada um dos estudantes, estejam eles aqui ou nas escolas, cujos apelos muitas vezes sequer são ouvidos. Estou aqui para defender aquele que, de forma ética, íntegra, acorda todos os dias pela manhã, paga todos os seus impostos, trabalha arduamente, vem à faculdade, estuda e, durante todo esse tempo, sonha com a realização de seu sonho. Eu estou aqui porque realmente acredito no Empreendedorismo e na disseminação da cultura empreendedora. (…) Nossos jovens não podem permanecer ignorados. Muitos vivem à mercê de uma educação engessada em modelos por jurássicos, burocráticos e até ditatoriais.

Estou aqui por você, jovem estudante, e por mais ninguém.

Importante: é justamente pela educação que podemos mudar nosso modo de agir, meus caros jovens. Bastam vinte minutos numa sala de aula construída nos moldes da população carente (e eu já estive em uma) ou à frente da TV aberta. Bastam vinte minutos (!!!) e passamos a nos preocupar profundamente com nossa educação. (…) Sempre sonhei com uma escola em que os jovens fossem realmente livres para aprender, cada qual à sua moda. Eu sempre sonhei com uma escola em que não somente os aspectos técnicos, mas também os comportamentos positivos fizessem parte das aulas. Ainda sonho com uma Escola da Vida. (…) Pergunto-me, em vão, a cada dia, se meus filhos verão tudo isso no futuro.

¿Os professores realmente se preocupam com isso ou somente com o conteúdo de suas matérias? ¿Os coordenadores, diretores, preocupam-se profundamente com o futuro dos jovens ou somente com os aspectos comerciais e com a gestão de seus negócios? (…) Todo santo dia, de segunda a segunda, tudo isso acontece com nossos jovens, aqui, em todo o Brasil, bem diante de nossos olhos (…) e nós continuamos agindo como se tivéssemos todas as soluções para “isso tudo”. (…) Engano.

Gostaria de dizer, aqui, que nós não temos a solução para os problemas da educação. Não temos. Nós, adultos, gestores, não sabemos exatamente o que fazer para educar com qualidade todas as crianças carentes de nosso Brasil. Nós não sabemos o que fazer para que nossos professores estudem, de fato, para que sejam bem remunerados e absolutamente preparados para cumprir com sua nobre tarefa. Nós não sabemos sequer como o jovem moderno aprende bem em sala de aula e, ainda que soubéssemos, não saberíamos lidar com suas peculiaridades ou com a personalidade de cada um.

Ah! Nesse sentido, se não sabemos exatamente o que fazer, por favor, que façamos algo para mudar — é o mínimo. Aqui, somos professores, diretores, coordenadores, empresários, empreendedores, estagiários, secretárias, … mas, na verdade, fora daqui também somos pais, mães, irmãos, irmãs, tios, tias (…) e, sobretudo, somos filhos. (…) Sou um mero professor, sei bem, mas estou certo de que esse problema atinge a todos nós e TODOS deveríamos agir juntos, como uma sólida família, rumo a um único objetivo.

Eu tenho receios, mas não tenho medo de dizer, aqui e ao mundo, o que sinto.

Num país em que os Tiriricas tem a confiança do povo para legislar, o futebol muitas vezes substitui a leitura e o dinheiro vai pra lá e pra cá, como se nem dono tivesse, nós precisamos, como diria nossa Professora Silvana Scarpino, de mais agentes da mudança. (…) E eu estou certo de que cada um de nós, à nossa moda, pode fazer algo para mudar; afinal, estamos decidindo agora o que nosso mundo será em alguns anos.

Pequena, eu sei, mas ela foi feita porque deseja alterar o meu futuro, o seu futuro, a nossa realidade (e a de outros, por que não?). Aliás, ela É feita para que TODOS os sonhos ao menos fiquem mais próximos da realização. Afinal de contas (rs), empreender é isso.

Estou aqui por vocês, jovens estudantes, por mais ninguém.
Sejam bem-vindos à Semana do Jovem Empreendedor 2010.

6 comments on “Semana do Jovem Empreendedor 2010”

  1. Bom dia,
    Ontem assisti a palestra da turma que atua na agencia de mkt Pimenta.
    Gostaria de receber, por e-mail, o contato da empresa para que eu possa solicitar o serviço deles.
    Aguardo resposta.
    Cintia

  2. Olá, Cintia.

    É um prazer tê-la conosco na Semana do Jovem Empreendedor. Ah! Legal que tenha gostado da apresentação de meus queridos alunos, da Pimenta.

    Para contatá-los, basta acessar http://www.pimenta.art.br. Lá tem informações!

    Se precisar, ligue-me: 2087-7099.

    Obrigado por acessar o Universo Criativo!

    Abração

  3. Construí sonhos somente na minha imaginação e ali ficaram adormecidos.
    Descobri com a ESPA que ser empreendedor é executar os nossos sonhos e acreditar que eles são possíveis, mesmo que haja riscos, dificuldades, escolhas e muitas vezes enfrentar caminhos totalmente desconhecidos sem nenhuma referência.
    Com as experiências de vários palestrantes da semana do Jovem Empreendedor e com todos vocês da ESPA descobri que o meu sonho pode se tornar realidade.
    Parabéns!
    Andréia Dantas

  4. Querido Professor Willian, quanto sentimento, quanta inspiração! Discurso digno para o início de uma Semana do Jovem Empreendedor que foi maravilhosa! Parabéns pelo trabalho! Parabéns pela energia! Obrigada por contribuir como um grande “agente de mudança/transformação” !
    Silvana Scarpino.

  5. Muito obrigado, Professora Silvana Scarpino, pela mensagem. Na verdade, nós VIVEMOS Empreendedorismo e Sustentabilidade. E quando fazemos com amor, nada mais justo, não há quem nos segure!
    Obrigado por continuar sendo uma de minhas fontes de inspiração para, a cada dia mais, trabalhar na direção dos meus sonhos (e de outros!).

    Um forte abraço,

    Willian Girarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *